O Tai Chi Chuan  é um estilo de arte marcial mas reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interacção entre os diversos elementos naturais.

aulas

Os movimentos em Tai Chi Chuan, baseiam-se na coordenação da mente, da respiração e do movimento.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Tai chi

O Tai Chi Chuan (太極拳) é designada de arte marcial interna (neijia) por contrapartida das artes externas de carácter mais duro, como é o caso do Kung Fu. Enquanto arte marcial interna, ao Tai Chi, tem sido muitas vezes aplicada a designação de meditação em movimento, uma vez que a sua pratica requer absoluta coordenação entre mente, movimento e respiração. Esta coordenação tripla, leva o praticante a uma postura de “estar em si totalmente”, e esta postura no “aqui e agora”, conduz o praticante de Tai Chi a uma libertação da corrente dos pensamentos, a uma tranquilidade, conseguida através das técnicas de meditação.

Independentemente do estilo de Tai Chi praticado, os mestres que estiveram na sua criação, perspectivaram uma metodologia de movimento e treino que conduzia á mestria, permitindo através das posturas clássicas do Tai Chi, “Vencer o movimento pela quietude” (yi jing zhi dong), “Vencer a dureza através da suavidade” (yi rou ke gang), “ Vencer o rápido através do lento” (yi man sheng kuai). Em boa verdade não se pode dizer que um estilo é superior ao outro e só por vaidade pessoal tal se pode afirmar. Todos os estilos corporizam os princípios e fundamentos do Tai Chi, embora a pratica e as formas criadas pelos diferentes mestres ao longo do tempo, veiculem a sua “personalização” das mesmas.

Os diferentes estilos do Tai Chi, estão ligados historicamente a nomes de mestres que acabaram por dar o no nome da família que estivera na sua origem. Por ordem cronológica, podemos falar do aparecimento dos vários estilos, apresentando a seguinte tabela:

Tai Chi Chuan estilo Chen (陳氏) Tai Chi Chuan estilo Yang (楊氏) Tai Chi Chuan estilo Wu/Hao (武氏) Tai Chi Chuan estilo Wu (吳氏) Tai Chi Chuan estilo Sun (孫氏)

Os estilos são cinco, reconhecidos como tradicionais pela comunidade internacional, tendo cada um deles recebido o nome da família chinesa que o criou, desenvolveu e transmitiu. No entanto todos tem a mesma essência e seguem os mesmos princípios básicos, diferindo na forma. Existem referências a diversos outros estilos, alguns deles estilos híbridos ou derivados destes cinco estilos tradicionais. Outros terão sido praticados em segredo dentro de outras famílias ou em mosteiros. Entre estes inclui-se o estilo Wudang, com referências à prática de Tai Chi Chuan da montanha de Wudang . Há também o que poderíamos chamar de Tai Chi Chuan estilo de Pequim, composto por formas padronizadas pelo Governo Chinês, e desenvolvidas para fins terapêuticos e desportivos. Estas tornaram-se bastante populares, não apenas na China mas em todo o mundo. 

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

O Tai Chi Chuan é um estilo de arte marcial mas reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.

Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interacção entre os diversos elementos naturais.

image

Os movimentos em Tai Chi Chuan, baseiam-se na coordenação da mente, da respiração e do movimento.