O QIGONG (气功) faz parte da cultura da China e como prática está documentada ha mais de 5000 anos. Escavações recentes trouxeram à luz do dia peças de brocado, onde são visiveis figuras humanas em posturas que hoje identificamos como exercicios de Qigong. Na época histórica a que são reportados, estes exercícios compunham uma dança, através da qual eram tratados alguns problemas de saúde, nomeadamente os problemas articulares,causados pela humidade e pelo clima, assim como problemas de estagnação do Qi. Este tipo de treino ficou conhecido inicialmente,pelo nome de Dao Yin.

Através do tempo, varias foram as contribuições, de estudiosos, filosofos,médicos e monjes que enriqueceram as centenas de sistemas que hoje compõem o Qigong chinês. No entanto, os sistemas clássicos mais conhecidos são o BA DUAN JIN (As oito Peças de Brocado); WU XIN XI (O Jogo dos Cinco Animais) e o Yi Jing Jin ( Classico dos Musculos e Tendões).

Todos estes sistemas têm utilização médico-terapeutica, na actualidade, e vários são os estudos médicos que relatam os beneficios gerais desta prática.

Na China, assim como noutros lugares do mundo, o Qigong vendo sendo adoptado como um sistema de saude e prevenção.

10b wavehandlikecloudleft