O Tai Chi Chuan  é um estilo de arte marcial mas reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interacção entre os diversos elementos naturais.
MIL E UMA RAZÕES PARA PRATICAR TAI CHI
Escrito por Angela Santos   
Ter, 03 de Novembro de 2009 00:00

O Tai Chi, permite e ensina a utilizar a energia de uma forma produtiva e eficiente, recorrendo a posturas correctas, à fluidez dos movimentos, a uma respiração tranquila e profunda a um estado de concentração que induz ao bem-estar fisico e mental.

Através dos seus movimentos suaves e contínuos, o Tai Chi aumenta a capacidade vital do indivíduo, a sua energia, o seu relaxamento.  A focalização mental, a concentração, em conjunto com uma respiração correcta e profunda, induzem a estados de grande relaxamento, sendo que muitas vezes é considerado, uma forma de meditação em movimento.  O trabalho conseguido através das posturas do Tai Chi, liberta de pressões e tensões e ao coordenar movimento, focalização mental e respiração, torna-se um exercício completo. Os exercícios e posturas do Tai Chi, actuam do interno para o externo, trabalhando mente e órgãos internos, ao mesmo tempo que actuam sobre zonas e músculos tensionados (pescoço, lombar, peito, abdómen) tornando a pessoa energética, com maior vitalidade, e ao mesmo tempo mais relaxada.

O Tai Chi, que se traduz como sendo um conjunto de posturas e encadeamento de exercícios, pode ser visto nas suas três vertentes:

Marcial
Terapêutica
Meditativa

O Tai Chi enquanto arte marcial, oferece um numero consideravel de formas, onde é possivel praticar exercicio e condicionamento fisico de forma mais vigorosa, respondendo aquelas pessoas que procuram um tipo de exercicio mais exigente. As formas mais dinamicas, nomeadamente as formas do estilo Chen,  particularmente através dos poderosos golpes da XinXia (Forma Nova), das aplicações marciais de grande parte dos seus movimentos (Qi Na), quer pela utilização de saltos, rotativas, chaves , bloqueamentos,  fajins, etc. responde certamente a um público que procura um tipo de exerciccio mais vigoroso, exigindo mais testosterona.

O Tai Chi e os Idosos -TO Tai Chi Chuan é praticado na China há séculos. Enquanto exercicio de baixo impacto, com actividade moderada, é bastante aconselhado a pessoas com algumas limitações de mobilidade, e no idoso tem revelado bons resultados ao nivel do equilíbrio; promoção de estabilidade postural; melhoria da função cardiovascular e ventilatória; reabilitação de pacientes com infarte do miocárdio e artrite reumatóide; e redução da dor e do stress. Tem revelado, também, excelentes resultados no controle mental e na flexibilidade, melhorando a força muscular e reduzindo o risco de quedas no idoso.

O Tai Chi e os jovens: - Apesar de o Tai Chi poder minorar muitos dos problemas apresentados pela população mais idosa, dadas as suas caracteristicas, ha a ideia de que este tipo de exercicios, não seduz os jovens, acusando-o de ser demasiado lento. Ora, ja em textos anteriores, tive a oportunidade de desfazer este equivoco, pois ha em nós ocidentais o mito de que são as actividades mais cardio que são as verdadeiramente apreciadas pela juventude. Da minha experiencia com jovens e crianças, e mesmo que em abono da verdade deva dizer que uma aula para crianças, tem as suas peculiaridades e que deve naturalmente ser consuzida a um nivel diferente de uma aula para adultos, o que retiro da minha experiencia é a curiosidade e o interesse que muitos destes jovens revelam na aprendizagem do Tai Chi. Combinar exercicios mais dinamicos de Ji Ben Gong, com os exercicios mais pacificadores e calmantes do Tai Chi, tem sido uma mistura de sucesso na minha experiencia de Professora de Tai Chi.

Os beneficios gerais da prática do Tai Chi - são inumeros os beneficios reportados, quer pelos que regularmente praticam esta arte do movimento, quer pela comunidade médica, que o recomendam cada vez mais. Enunciaremos os principais:

Maior vitalidade => trabalha as questões energéticas e o biorritmo

Aumenta e melhora a mobilidade geral => actua em todo o sistema músculo-esquelético

Maior concentração => actua na perda de memória

Melhoria da postura => actua nos problemas da coluna e zona lombar

Melhora os problemas relacionados com o sono => Insónias

Melhoria dos processos digestivos => através de um melhor funcionamento dos órgãos internos

Alívio do stress => melhora a performance diária, ajuda a lidar com os problemas do dia-a-dia

Beneficia em geral o bem-estar fisico e mental
 

Respostas ás perguntas mais frequentes

O Tai Chi não tem contra-indicações e é um tipo de exercício apropriado a qualquer idade - salvo se uma pessoa estiver expressamente proibida pelo médico que atende que a pessoa deve abster-se do exercicio fisico 
O Tai Chi permite adequar os exercícios a cada corpo - é por isso aconselhado o respeito de cada pessoa pelo seu corpo, o reconhecimento das suas limitações, e conhecendo-as deve transmiti-las  ao seu treinador/a
O Tai Chi, não nos coloca em competição com ninguém - quando praticamos Tai Chi pela nossa saúde, o que se procura é retirar o máximo beneficio, em termos de saúde de cada postura e exercício; devemos por isso ser honestos e feieis a nós proprios e não imitar ninguem
O Tai Chi exige paciência e dedicação...os resultados valem o esforço - ao contrário de muitas outras disciplinas fisicas, o Tai Chi tem esta particularidade de trabalhar o corpo e os orgãos de uma forma lenta, apesar de os resultados e beneficios prolongados  se poderem começar a sentir desde o seu inicio
O Tai Chi pode ser praticado em qualquer lugar, embora a prática na natureza seja a mais aconselhada- poder praticar Tai Chi em qualquer lugar, é uma forma de autonomia que não oferecem outras praticas fisicas. Requer apenas um pouco de disciplina pessoal.
O Tai Chi não requer nenhum traje ou indumentária específica, apenas roupa confortavel - não ha regras de uso de uma indumentária para a pratica do Tai Chi, sendo que roupa larga e confortável, sapatilhas de sola baixa, são no entanto aconselhados. Há os que gostam de usar o fato de mandarim, pois entendem que encarnam melhor o espirito do Tai Chi, no entanto  não é obrigatório

Como vemos, o Tai Chi é um tipo de exercicio que todas as pessoas podem praticar. Recorrendo a exercicios de fraco impacto, traduz-se num conjunto de resultados que favorecem o seu praticante aos mais variados niveis. Pela relação entre o pouco desgaste fisico e os  resultados beneficos obtidos, o Tai Chi tendo sido muitas vezes designado de "execicio perfeito". Não podemos ou sequer devemos encarar o Tai Chi como uma panaceia, embora os principios da sua prática naturalmente expliquem porque tem tão bons resultados aos niveis fisico e mental. A ideia central na prática do Tai Chi, tantas vezes mencionada pelo Grande Mestre Chen Xiao Wang, é "SER NATURAL", para sê-lo devemos voltar-nos mais para dentro de nós, retomar e recuperar os ritmos naturais que as nossas sociedades de tantas formas nos fizeram perder.

Para além do SER NATURAL, ser agir, pensar de forma natural, há também que regressarmos ao nosso centro e isso o Tai Chi ensina, enquanto exercicio fisico e postura mental, como nenhuma outra forma de exercicio o faz.

 

Quem está online

Nós temos 14 visitantes online
Flickr galeria      Blog Chen Tai Chi Chuan Portugal      FaceBook Chen Tai Chi Chuan Portugal      Twitter Chen Tai Chi Chuan Portugal